Não é segredo que o Facebook encontra-se descontente com as novas medidas de privacidade que a Apple tem vindo a implementar sobre o seu sistema, e a “luta” entre as duas empresas continua bastante acesa.
Por um lado, o Facebook afirma que as novas políticas de privacidade da Apple vão ser “devastadoras” para as pequenas empresas que fazem uso da rede social e da plataforma de publicidade da mesma – algo que a Apple afirma não acontecer.
Obviamente, a rede social possui interesse neste caso, já que as novas regras da Apple vão ter impacto na quantidade de informação que a plataforma poderá recolher dos utilizadores, o que certamente vai ter impacto também a nível monetário para a mesma.
No entanto, o Facebook parece estar focado em referir apenas casos bastante específicos onde o impacto vai ser sentido. De acordo com uma análise feita por dois profissionais de marketing na “Harvard Business Review”, o Facebook encontra-se a escolher casos bastante específicos sobre como as políticas da Apple vão afetar a empresa, além de que os números fornecidos são bastante exagerados ou desonestos.
Bart de Langhe, professor de Marketing da Universidade de Ramon Llull, em Barcelona, e Stefano Puntoni, professor da Erasmus University em Rotterdam, afirmam ambos que os números fornecidos pelo Facebook são consideravelmente exagerados.
Segundo a rede social, as medidas da Apple vão poder gerar quebras de quase 60% por cada dólar de vendas em pequenas empresas gerados a partir do Facebook. No entanto, os especialistas afirmam que estes dados não possuem fundamento.
O Facebook não revela dados sobre a comparação que está a ser feita para indicar a quebra de 60% nas receitas, sendo que os especialistas apontam que este valor pode ser sobre uma comparação totalmente aleatória ou sobre indústrias diferentes, e não propriamente sobre algo que compare valores entre a recolha ou não de dados pessoais dos utilizadores.
Outro ponto que o Facebook tem vindo a argumentar encontra-se sobre as receitas durante a pandemia, onde a empresa aponta que 44% das empresas começaram a usar plataformas online para vender os seus produtos durante este período – baseando-se nos dados de um estudo da Deloitte. Porem, os especialistas afirmam que os dados apontados pelo estudo foram incorretamente expressados pela rede social.
O estudo realizado pela Deloitte teve como base a análise de nove empresas, questionadas sobre a forma como mudaram as suas campanhas de publicidade online para usarem anúncios direcionados aos utilizadores durante a pandemia. O estudo revelou que a maior mudança foi na industria das telecomunicações e com um crescimento de apenas 34% no uso deste género de publicidade.
Os especialistas sublinham ainda que não pretendem descartar os possíveis impactos que as medidas da Apple podem ter para as pequenas empresas, o que certamente pode ser algo real de se verificar. No entanto, o fornecimento de dados incorretos ou bastante abrangentes é uma forma de levar os consumidores a serem enganados pela informação fornecida.
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