1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Chrome autohide download bar

 

Se costuma realizar downloads do Google Chrome – ou navegadores derivados do Chromium – provavelmente já deve ter reparado que a barra de downloads não se “esconde” automaticamente. Isto pode ser algo incomodo para alguns, visto que esta barra ainda ocupa uma parte do ecrã que poderia ser aproveitada para outros fins.

 

Obviamente, é possível remover a barra depois dos downloads serem concluídos, mas é um processo que necessita de ser feito manualmente… exceto se usar a extensão “AutoHideDownloadsBar”.

 

O conceito desta extensão é simples: esconder a barra de downloads do Chrome depois de todos os downloads terem sido realizados. Isto evita que o utilizador tenha constantemente a barra na parte inferior da janela, ou que tenha de andar manualmente a fechar a mesma.

 

definições da extensão

 

A extensão é bastante simples de usar, e ainda possui alguns “extras” que podem também ser úteis. Para começar, é possível escolher se pretende que a barra seja ocultada enquanto estão a ser feitos downloads ou não, bem como selecionar o período (em segundos) até que a mesma seja automaticamente removida.

 

Pode também optar por abrir apenas uma nova aba para a página de downloads ou o ficheiro diretamente ao carregar sobre os mesmos, bem como adicionar uma notificação de texto e som quando o download é concluído (atualmente as notificações parecem não estar a funcionar corretamente no Windows, mas ainda será útil pela notificação de som).

 

Sendo totalmente open-source, qualquer um pode modificar e melhorar o código existente. Se a barra de downloads do Chrome é algo que o incomoda cada vez que vai descarregar um ficheiro, experimente! O download pode ser feito a partir da Google Chrome Store.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech