Desde que o WhatsApp realizou a alteração e clarificação de alguns dos seus termos de serviço, a comunidade em geral tem vindo a procurar alternativas que garantam mais privacidade. Muitas das vezes este desagrado com as mudanças do WhatsApp tem vindo a ser propagado por alguma desinformação.
Face a isto, o WhatsApp parece ter agora entrado em modo de “controlo dos danos”, de forma a tentar clarificar exatamente quais serão as alterações a serem aplicadas e como isso vai afetar os utilizadores em geral.
A partir do Twitter a empresa deixou um pequeno gráfico que pretende clarificar exatamente o que a empresa recolhe ou não dos utilizadores. Segundo o mesmo, a empresa clarifica que tanto o WhatsApp como o Facebook não possuem acesso aos conteúdos das mensagens e chamadas privadas feitas pelo serviço, bem como não regista com quem um utilizador contacta ou as partilhas de localização.
Ambas as entidades também não possuem partilhas dos contactos telefónicos e os grupos continuam a ser privados. No final, as mudanças que o WhatsApp realizou pretendem focar-se sobretudo em contas do WhatsApp Business – usadas sobretudo por empresas.
As mudanças dizem respeito a algumas funcionalidades que o WhatsApp pretende integrar nas contas empresariais, como é o caso das “Shops”, que vão permitir integrar produtos para venda diretamente do WhatsApp. Nestes casos, a informação das lojas será partilhada com o Facebook e pode ser usada para efeitos de publicidade.
No final, o WhatsApp pode recolher e partilhar certas informações com o Facebook, mas isso será algo que a plataforma sempre realizou de alguma forma – e não se vai alterar. A mudança dos termos será relacionada com a clarificação desses pontos ao utilizador e a integração para as novas funcionalidades dedicadas para contas empresariais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!