1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Android limpeza bloatware

 

Praticamente todos os dispositivos Android atualmente disponíveis no mercado contam com algum género de bloatware pré-instalado. Este consiste, na maioria dos casos, em apps que são instaladas pelos fabricantes ou operadoras, que muitas vezes nem chegam a ser necessárias para o uso do sistema ou para os utilizadores em geral.

 

No entanto, estas apps permanecem diretamente no sistema, ocupando espaço e, mais importante, recursos do mesmo. A piorar a situação, estas apps encontram-se muitas vezes na partição do sistema, o que impede que possam ser desativadas ou removidas por completo.

 

Felizmente existem soluções para isso, como é o caso do “Universal Android Debloater”. Este script foca-se num único ponto: remover o máximo de bloatware possível dos sistemas e em diferentes dispositivos. Mas o mais importante será que este processo poderá ser realizado sem que seja necessário acesso root no mesmo – todas as tarefas são feitas usando apenas o ADB nativo do Android.

 

Com o Universal Android Debloater os utilizadores podem listar todas as apps instaladas nos seus dispositivos, sendo possível remover ou desativar as que não sejam do interesse do mesmo. O script conta ainda com uma lista de apps “predefinidas” para serem desativadas em alguns dispositivos de diferentes fabricantes, o que certamente irá ajudar na tarefa.

 

Apesar de útil, esta ferramenta é de alguma forma focada mais para os utilizadores avançados, sendo também bastante poderosa, pois envolve algum conhecimento para que possa ser usada. Em primeiro lugar, necessita de ativar as permissões de acesso ADB no Android, bem como ter o ADB instalado também no seu sistema – no caso de sistemas Windows, poderá usar o Minimal ADB, e terá de instalar o subsistema de Linux para usar o script.

 

Feito isto apenas necessita de executar o script “debloat_script.sh” para começar o processo de limpeza. O artigo no Gitlab do projeto deixa mais detalhes sobre como usar o script em cada sistema operativo.

 

No final, deverá ter atenção ao que desativa do sistema. Caso seja desativada alguma aplicação essencial do mesmo, poderá fazer com que o dispositivo entre em bootloop – embora na maioria dos casos um reset ao mesmo deverá resolver o problema. Como sempre, realize um backup previamente a qualquer alteração de todos os dados e verifique atentamente o que se encontra a desativar.

 

Mas feitos todos estes passos, o Universal Android Debloater é uma excelente opção para quem pretenda ter mais controlo sobre quais as apps que se pretendem no seu dispositivo, e para poupar recursos, bateria e aumentar o desempenho em geral.

Nenhum comentário.

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech