1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Xiaomi Mi 11 Ultra

 

Em 2012 a Nokia lançava no mercado o seu novo smartphone Nokia 808 PureView. Este monstro da altura contava com um sensor que, para os padrões desse ano, era considerado o melhor que existia em qualquer dispositivo portátil – com alguns pontos negativos no processo.

 

O Nokia 808 PureView contava com um sensor de 41MP na câmara traseira e um tamanho final do sensor de 1/1.2 polegadas e com tamanho de pixel de 1,4μm. Isto colocava a parte traseira do equipamento no que mais parecia uma câmara fotográfica digital do que um smartphone.

 

Devido ao tamanho elevado do sensor para a altura – que na época, sensores na casa dos 2 MP ou 5 MP era considerados “bons” – a Nokia decidiu inovar com o seu equipamento e colocar um de 41MP, aumentando a estrutura onde a câmara se encontrava.

 

nokia 808 pureview

 

Felizmente, as melhorias dos sensores e também das técnicas de processamento de imagens permitiram que estes fossem reduzidos consideravelmente, sendo que existem sensores atuais de 41 MP (ou mais) com tamanhos consideravelmente reduzidos.

 

No entanto, ao olharmos para o novo Xiaomi Mi 11 Ultra, não podemos deixar de indicar a comparação direta com o velhinho dispositivo da Nokia. Em parte porque o recentemente anunciado Mi 11 Ultra conta com uma das maiores saliências do módulo das câmaras atualmente disponível num smartphone no mercado.

 

O sensor Samsung GN2 de 50 MP conta com o tamanho aproximado ao sensor da Nokia, de 1/1.12 polegadas e o mesmo tamanho de pixel de 1,4 μm, e que colocam o smartphone com uma traseira bastante avultada se tivermos em conta o local das câmaras. No entanto, ao contrário do que acontecia com o Nokia 808, o Mi 11 Ultra conta ainda com lentes ultra-wide e de zoom ótico, além de um ecrã traseiro que também serve para apresentar notificações ou replicar o que a câmara se encontra a apresentar.

 

Não deixa de ser interessante pensar que foram necessários quase 9 anos para que chegasse ao mercado um smartphone com as mesmas ideias que a Nokia em 2012, e um hardware que é capaz de ser igualmente pensado para isso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech