1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

HTTPS everywhere

 

Para quem se preocupa com privacidade e segurança online, possivelmente a extensão HTTPS Everywhere é bem conhecida. Esta extensão permite alterar todos os pedidos que são feitos pelo navegador para serem redirecionados automaticamente para a ligação segura HTTPS.

 

Quando a internet começou a transitar das ligações HTTP para HTTPS, esta extensão surgiu como uma forma de permitir a mudança mais facilmente e rapidamente, além de garantir uma maior segurança na ligação dos utilizadores. No entanto, eventualmente esta vai agora começar a entrar em fase de “fim de vida”.

 

Nas mais recentes versões do Chromium, a base usada por muitos navegadores na Internet, a Google começou a implementar mudanças na forma como o navegador realiza os pedidos de acesso a websites. Até agora, todos os pedidos do navegador eram primeiro realizados via HTTP, e apenas depois era realizada a tentativa de ligação via HTTPS – colocando assim a versão insegura do site como meio de acesso principal.

No entanto, com a chegada da versão 90 do Chromium, os pedidos vão começar a ser processados primeiro via HTTPS, e apenas redirecionam para HTTP caso o inicial falhe. Ou seja, este processo será similar ao que a extensão realizava, portanto, será desnecessário ter uma extensão dedicada para este fim no sistema.

 

Outro ponto a levar à descontinuação encontra-se no facto que alguns navegadores, como é o caso do Firefox, agora contam com modos de “apenas HTTPS”, que basicamente permitem apenas o acesso a sites seguros. Além de que conteúdos mistos e até downloads via HTTP também estão atualmente bloqueados na maioria dos navegadores.

 

Ou seja, apesar de a extensão ter vindo a ser útil para os utilizadores, face à internet atual, torna-se cada vez mais evidente que o uso da mesma acaba por ser desnecessário, já que as funcionalidades que realizava estão agora implementadas de forma nativa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech