1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11

 

Depois de ter surgido em testes no Windows 10 Insider, parece que a Microsoft encontra-se preparada para disponibilizar a funcionalidade de DNS-over-HTTPS por padrão no Windows 11.

 

A versão mais recente do sistema operativo da Microsoft finalmente integra por padrão o acesso ao DNS-over-HTTPS, que permite garantir mais privacidade e segurança sobre todos os pedidos DNS feitos pelo sistema.

Esta funcionalidade é algo que já se encontra em muitos navegadores mais recentes, como é o caso do Chrome e Firefox, mas a desvantagem encontra-se no facto que apenas os pedidos DNS feitos pelo navegador vão estar efetivamente protegidos. Neste caso, o Windows 11 integra o DNS-over-HTTPS como uma funcionalidade base do sistema, garantindo que todos os pedidos DNS enviados pelo mesmo são efetivamente encriptados.

 

De momento o Windows 11 parece suportar três formatos de DNS-over-HTTPS. Existe uma opção para permitir apenas pedidos não encriptados (basicamente, desativando a funcionalidade), outra para permitir apenas pedidos em DNS-over-HTTPS e ainda uma opção para dar prioridade sobre o uso do DNS-over-HTTPS, mas se necessário reverter para pedidos não-encriptados. Esta última opção será focada sobretudo a nível de compatibilidade, para quando os utilizadores usarem algum género de programa ou servidor DNS que não permita esta encriptação.

 

DNS over HTTPS

 

De momento a Microsoft confirma que o sistema de DNS-over-HTTPS encontra-se ativo para os servidores DNS públicos da Cloudflare, Google e Quad9, mas esta lista deve vir a aumentar durante as próximas atualizações.

Quem use um destes sistemas DNS personalizados, a recomendação será que seja configurada a opção de DNS-over-HTTPS conforme o que se pretenda – este processo deve ser feito automaticamente caso seja um servidor aceite pela lista anterior, mas será recomendado ativar manualmente de qualquer forma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech