Durante a semana passada a Apple realizou o seu evento Spring Loaded, onde foram revelados alguns dos mais recentes produtos da empresa a chegar ao mercado, incluindo alguns que contam com o novo chip M1.
Espera-se que o próximo grande evento da Apple seja o WWDC, que se realiza a 7 de Junho. Apesar de ainda não se conhecerem todos os planos que a Apple possui para revelar no evento, algumas fontes deixam agora detalhes sobre o que pode ser esperado para o futuro.
De acordo com o portal Nikkei, a Apple encontra-se a preparar, juntamente com a TSMC, para iniciar a produção em massa dos seus novos chips Apple M2 – que devem ficar conhecidos como M1X. Esta produção deverá começar dentro das próximas semanas, e caso tudo corra como esperado, os primeiros dispositivos da Apple a chegar ao mercado com o novo chip deve acontecer em meados de Julho – exatamente no mês onde se encontra previsto o evento da WWDC.
As fontes apontam que o novo chip vai ser produzido usando o processo de N5P – similar ao processo N5 que se encontra atualmente a ser usado no M1. No entanto, apesar de ser similar, este novo processo de fabrico permite que a empresa consiga obter até 20% de mais desempenho final e 40% de redução do consumo energético comparativamente ao processo de N7 (7 nm).
Além disso, espera-se ainda que o M2 venha a contar com mais cores de CPU e GPU, o que deverá ajudar a garantir ainda mais desempenho final para o chip, com a possibilidade de integração do mesmo em ainda mais linhas de produtos da Apple.
Não existem dúvidas que a mudança para chips dedicados da Apple tem vindo a revelar-se bastante benéfica para a empresa, que tem vindo a registar boas críticas face ao que se encontrava com os anteriores chips da Intel.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!