Hoje em dia a comunicação encriptada ponta-a-ponta tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante para a comunicação entre utilizadores – e não apenas para conteúdos “secretos”, mas também para o dia a dia de muitos que consideram importante a privacidade.
Nos últimos meses plataformas como o Signal e Telegram tem vindo a ganhar bastante destaque, sobretudo depois das medidas que o WhatsApp começou por anunciar e que levaram muitos a ponderar plataformas alternativas. Mas, em simultâneo, o Facebook tem vindo também a trabalhar para conjugar todas as suas plataformas de comunicação como uma só – o que inclui WhatsApp, Instagram Direct e Messenger.
O processo, no entanto, pode ser algo complicado de ser feito, visto que exige que algumas das plataformas passem também a usar sistemas de encriptação – e segundo os mais recentes rumores isso não deve acontecer tão cedo.
De acordo com o portal Android Police, não se espera que plataformas como o Messenger e Instagram venham a implementar sistemas de mensagens diretas encriptadas por padrão entre os utilizadores até meados de 2022.
O próprio Facebook confirma que o seu processo em implementar encriptação nestas duas plataformas tem vindo a ser lento, e que plataformas alternativas já possuem o mesmo faz algum tempo.
No entanto, para quem pretenderia esta funcionalidade no serviço, tal não deve acontecer tão cedo, e apenas em 2022 devem começar a surgir as primeiras funcionalidades com este género de tecnologia integrada – e possivelmente mais tarde deverão começar a ser integradas por padrão na plataforma, o que vai permitir uma maior interligação entre os diferentes serviços, indo de encontro à ideia do Facebook.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!