Paul Baran foi um dos engenheiros que ajudou a criar a antiga Arpnet, que mais tarde ficou conhecida como Internet. Morreu hoje, aos 84 anos, vitima de diversos problemas relacionados com o cancro dos pulmões.
Segundo noticia o “New York Times”, no inicio dos anos 60, o Engenheiro teve a ideia de criar pacotes com armazenamento de dados, enviando os mesmos por caminhos diferentes dentro de uma rede e que fossem reunidos quando chegassem ao seu destino. A ideia foi inicialmente recusada pela actual AT&T, mas foi depois aproveitada pela Defense Department's Advanced Research Projects Agency norte-americana criou a Arpnet , em 1969.
Mais tarde, esta rede, até então destinada para fins militares e universitários, foi crescendo dentro de um público mais vasto até atingir o que conhecemos hoje como “Internet”.
Paul Baran deixa também diversas empresas que fundou, sendo a mais emblemática a Institute for the Future, uma organização sem fins lucrativos, especializada em previsões futuras de temas relacionados com a tecnologia.