1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

5G vs 5GHz

 

Cada vez mais estamos a ouvir falar de 5G no mercado das telecomunicações, mas ainda existe quem muitas vezes confunda alguns dos termos usados no meio tecnológico. E não será para menos, afinal os termos podem confundir quem tenha menos conhecimentos sobre a tecnologia – sobretudo por serem similares também.

 

Apesar de terem nomes similares, 5G e 5GHz não são propriamente a mesma coisa. Na realidade, são duas tecnologias diferentes entre si, e com propósitos igualmente diferentes.

Neste artigo iremos analisar melhor o que é o 5G e o 5GHz, verificando onde se encontra as diferenças e para que serve cada uma das tecnologias – desmistificando o nome confuso.

 

> O que é o 5G?

 

5G refere-se ao termo de quinta geração, e corresponde à mais recente tecnologia de redes móveis. Esta nova tecnologia permite que smartphones e outros dispositivos similares possam usar dados moveis para ligar-se à Internet, mesmo que não se encontrem numa zona com receção de sinal Wi-fi.

 

O termo 5G surge em sucessão das anteriores tecnologias: 4G, 3G e 2G, criadas nos últimos anos. Alguns destes termos possivelmente são conhecidos por quem tenha adquirido um smartphone nos últimos anos.

 

redes 5g em smartphone

 

O 2G também é conhecido como EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Já o 4G também é conhecido muita vez como LTE (Long Term Evolution). Estes termos foram criados para criar uma distinção entre a mais recente tecnologia e o 3G, fornecendo velocidades consideravelmente superiores nas transferências de dados.

Por agora, o 5G ainda não possui um nome alternativo mais soante, mas isso pode vir a mudar no futuro, tal como aconteceu com as tecnologias anteriores.

 

> O que é o 5GHz?

 

Ao contrário do que acontece com as redes móveis para smartphones do 5G, as redes 5Ghz (cinco giga-hertz), dizem respeito à tecnologia de transmissão de dados em redes sem fios domésticas, usadas normalmente com routers.

Todos os routers necessitam de transmitir os seus dados sem fios através de sinais, que pode ocorrer em duas frequências: 2.4GHz e 5GHz. Cada uma das frequências corresponde ao valor onde os sinais são transmitidos via ondas de rádio.

 

O 2.4GHz é o formato mais vulgar, tendo sido o primeiro a surgir faz bastante tempo. Por isso mesmo, este possui uma lista mais alargada de dispositivos compatíveis com o mesmo, além de que pode transmitir os dados em distâncias mais longas. No entanto, em contrapartida, a velocidade de ligação é reduzida.

 

router computador

 

Por outro lado, as redes em 5GHz permitem transmitir dados a uma velocidade consideravelmente mais elevada, mas possuem a desvantagem de serem consideravelmente mais limitadas a nível de distancia – e afetadas por objetos no caminho, como portas e paredes – além de terem uma compatibilidade mais reduzida, visto que apenas dispositivos mais recentes no mercado contam com suporte à mesma.

 

Além disso, as redes 5GHz permitem que sejam escolhidos uma longa lista de canais, evitando congestionamentos que podem ocorrer em redes 2.4Ghz, onde o número de canais disponíveis para a transmissão de dados é consideravelmente mais limitado – e muitas vezes preenchido em zonas com vários dispositivos ligados ao mesmo tempo.

 

> Conclusão

 

No final, a diferença das redes encontra-se exatamente na forma como a tecnologia é usada. As redes 5G são usadas sobretudo para a transmissão de sinais de dados móveis para smartphones e dispositivos similares, na sua grande maioria parte das operadoras.

As redes 5GHz dizem respeito à frequência em que são transmitidos dados numa rede sem fios wi-fi. Estas redes não transmitem dados 5G nem conseguem aceder às mesmas – e vice versa.

 

É possível que, conforme o 5G venha a tornar-se mais popular no mercado, algumas operadoras comecem a fornecer também routers em 5G para os consumidores – mas atenção: estes routers ainda irão contar com 5GHz para transmitir as redes sem fios. O 5G diz apenas respeito à forma como o router vai ligar-se à rede móvel para receber dados da internet – algo similar ao que já existe em routers 4G que também possuem wi-fi integrado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech