Os funcionários dos armazéns da Amazon podem agora contar com alguns novos “parceiros” para as tarefas do dia a dia, conhecidos como Ernie, Bert, Scooter e Kermit. Estes serão os novos robots que a Amazon irá começar a colocar em vários centros de distribuição da empresa, e que se espera virem a ajudar a distribuir o trabalho de melhor forma.
De acordo com o comunicado da Amazon, estes novos robots serão totalmente autónomos, controlados por IA, e irão ajudar os trabalhadores a reduzir a sua carga de trabalho diária, ao mesmo tempo que poderão melhorar a segurança do local de trabalho ao realizar ações que poderiam ser perigosas para humanos.
O objetivo da Amazon passa por reduzir os possíveis acidentes de trabalho em 50% até finais de 2025, e robots como os agora revelados poderão ser uma valiosa ajuda para este fim.
Cada robot possui uma tarefa específica para o seu “trabalho”. Começando pelo Ernie, este será responsável por registar e entregar os pacotes e caixas para os humanos, no sentido destes processarem posteriormente as encomendas a ser enviadas.
Pode parecer uma tarefa simples, mas o transporte das caixas corretas para as encomendas é um trabalho repetitivo e moroso de ser feito por humanos, mas para um robot será algo relativamente simples – e é aqui que a ajuda começa.
O Bert, por sua vez, terá como foco o transporte e movimentação de cargas. Será basicamente o “músculo” da operação, responsável por transportar encomendas entre os armazéns e libertando os trabalhadores da necessidade de percorrer essa distância com os objetos mais pesados. A Amazon acredita que a tecnologia pode vir a evoluir no futuro para adaptar o Bert a suportar ainda mais cargas pesadas.
O Scooter é bastante similar ao Bert, mas foca-se em transportar vários objetos pesados em simultâneo. Enquanto que o Bert foca-se em transportar apenas um objeto pesado, o Scooter possui vagões de reboque que podem ser usados para transportar diversas encomendas ao mesmo tempo, nas instalações.
Por fim, temos o Kermit, que possui como objetivo também realizar o transporte, mas desta vez de caixas vazias, de encomendas que já foram enviadas e estão agora disponíveis para serem novamente preenchidas com novas encomendas.
No final, o objetivo da Amazon é claro: tentar automatizar ao máximo o processo de distribuição das encomendas. Estes robots poderão ser uma valiosa ajuda nesse objetivo, e espera-se que a empresa comece a implementar os mesmos nas suas instalações em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!