1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Aplicação maliciosa na app store

 

A App Store é uma das plataformas que mais regras aplica para evitar a publicação de apps maliciosas para os utilizadores. Ao contrário do que acontece na Google, a App Store analisa todas as apps que são enviadas e apenas são aceites as que passem um conjunto de testes – incluindo a validação manual pelos funcionários da empresa de cada funcionalidade existente.

 

No entanto, nem tudo é perfeito, e por vezes apps com conteúdo malicioso podem conseguir contornar as regras da loja e chegar à mesma. Foi exatamente o que aconteceu com a aplicação Zoshy+.

Esta aplicação tinha como descrição o facto de ser uma app focada num jogo de Sudoku, tanto que a própria descrição e imagens na App Store descrevem a mesma como tal.

 

No entanto, de acordo com o portal 9to5Mac, a aplicação possui um funcionamento totalmente diferente do que é anunciado. Depois de ser instalada, a aplicação começa por questionar o utilizador se este pretende receber notificações sobre novos conteúdos na mesma, e procede com o carregamento de uma plataforma que permite aceder a filmes e séries piratas.

 

Obviamente, o conteúdo da app encontra-se bastante atulhado com publicidade e conteúdos considerados como “suspeitos”. Ao que parece, a aplicação terá enganado as medidas de segurança da Apple, tendo sido enviada como um jogo simples e básico, mas mais tarde foram realizadas mudanças a nível do servidor controlado pelos gestores da app para apresentar o conteúdo malicioso.

 

A Apple refere que possui medidas para prevenir este género de atividades, mas claramente não foi o que aconteceu neste caso, tanto que a app esteve disponível para descarga durante várias semanas – antes de ter sido eventualmente removida pela Apple por violar os termos da loja de aplicações.

O claro objetivo desta aplicação parecia ser tentar enganar o sistema da Apple para o envio de apps e validação, ao mesmo tempo que gera uma receita extra através de publicidade online nos conteúdos piratas que eram fornecidos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech