A Amazon tem vindo a travar uma batalha constante para tornar a experiência dos utilizadores dentro da sua plataforma o mais clara e transparente possível, e isso passa também por fornecer reviews de qualidade e verdadeiras para os produtos que se encontram na mesma.
No entanto, a empresa também tem vindo a ser algo de duras criticas sobre a falta de ação sobre produtos onde claramente existem falsas reviews deixadas. Na maioria dos casos, as falsas reviews são usadas pelos vendedores como uma forma de aumentar a popularidade dos produtos dentro da loja e nas pesquisas, aparecendo em resultados superiores e com maior possibilidade de serem recomendados para outros.
Este sistema destina-se a ser usado por quem tenha adquirido um produto, mas a realidade é que qualquer um pode deixar comentários – algo que abre portas para criação de falsas reviews. Com mais de 300 milhões de clientes ativos e mais de 1.9 milhões de parceiros nas vendas a nível mundial, isto não é uma tarefa fácil de controlar.
Recentemente a empresa deixou mais comentários sobre este sistema de reviews na sua plataforma, apontando uma grande parte das culpas… às redes sociais.
A Amazon afirma que, apenas durante o ano passado, mais de 200 milhões de falsas reviews foram removidas da sua loja antes mesmo de serem vistas por outros utilizadores, mas a empresa deixa também criticas às redes sociais e à demora no tratamento de situações onde sejam identificadas vendas de reviews falsas.
A Amazon aponta que as plataformas sociais são o principal meio por onde se vendem falsas reviews, e estas demoram a atuar em situações onde grupos e utilizadores são reportados por realizarem estas práticas.
A empresa afirma que, apenas nos primeiros três meses de 2020, mais de 300 grupos foram reportados às rede sociais, tendo demorado às plataformas uma média de 45 dias para encerrarem as atividades dos mesmos. Durante estes períodos, os vendedores de falsas reviews continuaram a vender os seus serviços – e a penalização é bastante leve, na maioria das vezes os grupos surgem apenas alguns minutos depois novamente disponíveis para todos.
No entanto, entre o ano passado e este ano foram feitas algumas melhorias, mas ainda insuficientes. A empresa refere que, durante o primeiro trimestre de 2021, foram reportados mais de 1000 grupos de venda de falsas reviews, sendo que demorou 5 dias para as plataformas sociais os removerem.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!