1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple logo sobre fundo preto

 

Passou menos de um dia desde que a Apple revelou que iria começar a analisar os conteúdos das galerias dos utilizadores e das suas contas do iCloud, com vista a identificar conteúdos potencialmente abusivos de menores. E rapidamente surgiram também criticas sobre este sistema e as suas questões a nível de privacidade.

 

Apesar de a Apple ter-se focado nos pontos da privacidade no seu comunicado, alguns especialistas consideram que as declarações não foram suficientes – e necessitam de ser melhor explicadas.

Um dos opositores a este sistema será Will Cathcart, diretor da equipa do WhatsApp no Facebook, que a partir do Twitter levantou algumas questões relacionadas com a privacidade deste sistema.

 

Will Cathcart afirma que o novo sistema de análise de conteúdos da Apple encontra-se criado para ser uma plataforma de vigilância para os utilizadores, e que pode facilmente ser aproveitada para a análise de conteúdos que vão muito além da promessa da empresa. Teoricamente, este sistema pode ser adaptado para identificar praticamente qualquer conteúdo que uma entidade governamental ou a Apple pretenda.

 

O executivo levanta ainda questões relacionadas com o funcionamento deste sistema na China, onde existem regras consideravelmente mais apertadas de censura e controlo sobre os dados dos utilizadores por parte das autoridades governamentais – não incluindo também o facto que este sistema pode ser aproveitado para campanhas de spyware ou outras atividades maliciosas.

 

Em resposta a estas declarações, um porta-voz da Apple afirma que os pontos deixados não serão totalmente válidos, sendo que os utilizadores que não pretendam o sistema podem sempre desativar o iCloud Fotos – algo que, em parte, também limita o funcionamento dos serviços da empresa.

A empresa também afirma que toda a análise é feita de forma local nos dispositivos, e que apenas conteúdos reconhecidos como sendo material abusivo são usados para o treino da IA.

 

É importante sublinhar que uma grande parte das criticas apontadas para a Apple sobre este novo sistema encontra-se exatamente sobre a privacidade (ou falta dela) que existe. A Apple tem vindo a focar-se consideravelmente na privacidade dos utilizadores, e este novos sistema, para muitos, é visto como uma ideia totalmente contrária ao que a empresa incentivava no passado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech