Se o mercado tem vindo a verificar uma falta de semicondutores em massa, que tem causado problemas na produção de certos componentes em várias industrias, existe uma que pode estar a ponto de mudar.
O mercado das memórias RAM tem vindo a verificar uma crescente onda de produção, que não está a dar escoamento para todas as encomendas feitas. Como tal, existe atualmente muito stock de memórias disponíveis.
De acordo com o presidente da fabricante Nanya, a quarta maior fabricante de memórias no mercado, o preço das memórias DRAM pode vir a baixar consideravelmente durante o último trimestre de 2021.
A confirmar-se isto seria o fim de um aumento de preços que tem vindo a ser registado em todas as memórias RAM desde o início do ano. Em causa encontra-se sobretudo o elevado stock disponível.
Os fabricantes tiveram de acompanhar o aumento na procura de componentes gerado pela pandemia, o que levou ao aumento de produção dos mesmos. No entanto, com o voltar à normalidade, a procura tem vindo a ser cada vez mais reduzida, o que deixa um grande stock de componentes sem serem vendidos.
Dr- Pei-Ing Lee, executivo da Nanya, afirma que o mercado deve vir a verificar uma queda acentuada de preços, numa tentativa dos fabricantes venderem os seus stocks. Obviamente, isso são boas notícias para os consumidores, que poderão assim ter acesso a módulos de memória mais baratos.
Segundo as estimativas da empresa TrendForce, o preço das memórias DRAM pode vir a cair cerca de 5 a 10% no valor durante o último trimestre de 2021, e possivelmente deverá manter-se durante os primeiros meses de 2022 também.
Portanto, se estiver a ponderar realizar o upgrade das suas memórias RAM, talvez compense aguardar mais um pouco de tempo por esta descida.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!