1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Linux Disco NTFS

 

Faz alguns anos que o sistema de ficheiros NTFS foi integrado em sistemas Windows, substituindo o até então bastante usado FAT32. No entanto, para quem utiliza sistemas Linux, a tarefa de usar este sistema de ficheiros é consideravelmente mais complicada.

 

Apesar de serem largamente usados, sistemas de ficheiros como o exFAT e NTFS foram proprietários da Microsoft, e portanto, não existe código que possa ser simplesmente adaptado para o Linux. Isso começou a mudar um pouco quando a Microsoft também começou a apostar mais na comunidade open-source, tanto que algumas patentes e tecnologias do exFAT foram divulgadas para com a comunidade, permitindo a adaptação do sistema de ficheiros para ambientes Linux.

 

No entanto, o mesmo não pode ser dito do NTFS. A Microsoft revelou muito pouco sobre o funcionamento deste sistema de ficheiros. No entanto, isso não parou a comunidade de tentar integrar o mesmo dentro do Linux.

Utilizando engenharia reversa, vários utilizadores tentaram recriar as suas próprias drivers para NTFS no Linux. No entanto, a sua estabilidade ou funcionamento ainda estariam longe de serem perfeitos.

 

Até agora existiam dois projetos de teste principais sobre a criação de drivers para suportar NTFS no Linux. O primeiro era o NTFS-3G, um dos mais antigos, mas que inicialmente apenas permitia ler em discos NTFS (não escrever). Apesar de as versões recentes conseguirem escrever no sistema de ficheiros, a sua estabilidade encontra-se longe de ser perfeita.

O mesmo é bastante propicio a falhas e erros, tanto que os programadores do projeto alertam mesmo para se realizar o backup dos dados antes de se tentar escrever usando NTFS-3G.

 

O segundo projeto era o “Captive NTFS”, que era capaz de ler e escrever em partições NTFS, mas era necessário usar o ficheiro ntfs.sys do Windows para tal, o que ia contra a ideia da comunidade e juntava ainda outras complicações técnicas.

 

Para tentar resolver este problema, a empresa Paragon foi uma das que tentou também criar a sua driver para suportar o NTFS no Linux. No entanto, o progresso foi lento e a empresa também não conseguiu grandes avanços.

 

paragon NTFS no Linux

 

Isso veio a mudar, no entanto, quando Satya Nadella decidiu finalmente dar uma oferta para a comunidade, quando em Setembro de 2020 disponibilizou o código fonte das drivers de NTFS para a comunidade de Linux, permitindo assim a sua integração no Kernel do mesmo.

 

Um ano depois, estamos agora a ver os primeiros resultados. Depois de longas e duras adaptações feitas ao código, de forma a integrar o mesmo no restante kernel do Linux, este encontra-se finalmente pronto a ser testado.

Com a ajuda da Paragon, e de toda a comunidade de Linux, o novo driver NTFS3 encontra-se agora integrado na versão 5.15 do Kernel de Linux - ainda em Release Candidate. Brevemente deverá chegar na sua versão estável e irá finalmente ser integrado nas várias distribuições que fazem uso do mesmo.

 

Neste ponto, podemos finalmente ter total suporte de forma nativa a conteúdos NTFS a partir do Linux, o que pode marcar um importante ponto de viragem para os utilizadores destes sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech