1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

TRUTH SOcial

 

Recentemente Donald Trump anunciou que iria desenvolver a sua própria rede social, conhecida como “TRUTH Social”. Esta plataforma iria servir como base de comunicação para o ex-presidente dos EUA e o público que pretenda registar na mesma.

 

No entanto, não demorou muito para que começassem os problemas sobre a mesma. A plataforma foi desenvolvida pelo grupo The Trump Media and Technology Group (TMTG), e é baseada no código do Mastodon, que é uma plataforma open-source similar ao Twitter.

Qualquer pessoa pode usar e adaptar o código do Mastodon, desde que siga as normas da licença AGPLv3, na qual o mesmo se encontra desenvolvido.

 

No entanto, de acordo com a Software Freedom Conservancy (SFC), a plataforma “TRUTH Social” encontra-se a violar este licenciamento. Um dos pontos desta licença refere que os utilizadores devem ter acesso ao código fonte da plataforma que se encontra a correr - algo que a rede social de Trump não realizava.

 

O código fonte, apesar de ser baseado no Mastodon, estariam fechado, e portanto, em violação da licença AGPLv3. A Software Freedom Conservancy é a entidade que gere a gestão de licenças open-source no mercado, sendo que deu à plataforma o prazo de 30 dias para retificar a situação.

 

Segundo a mesma, a licença foi criada para tratar todos os utilizadores por igual, independentemente de terem ideias ou não que sigam os gestores da mesma. Estando a utilizar o código fonte do Mastodon, a plataforma TRUTH Social necessita de se enquadrar sobre a mesma licença - ou doutra forma encontra-se em violação.

 

A plataforma possui agora 30 dias para fornecer o código fonte do site que esteve disponível para os utilizadores. Caso tal medida não seja realizada, os gestores da rede social deixarão de ter acesso ao código e permissão para uso do mesmo - além de que podem enfrentar processos legais.

 

Segundo a Software Freedom Conservancy, as licenças aplicam-se para todos os utilizadores da mesma forma, independentemente do seu estatuto.

De notar também que a plataforma, pouco depois de ter estado online, foi rapidamente alvo de ataques que levaram à desconfiguração do site. A SFC afirma que o ataque não terá sido realizado devido a nenhuma falha no código fonte do programa, mas sim na desconfiguração do site e má instalação do sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech