1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google News Espanha

 

Foi em meados de 2014 que, derivado da legislação local, a Google decidiu remover o Google News de Espanha. Em causa encontrava-se a legislação bastante apertada no pais sobre a forma como era possível realizar a partilha de links e excertos de conteúdos online.

 

No entanto, agora que a legislação começou a ficar mais leviana, a Google volta a confirmar que o serviço de notícias regressou finalmente para os utilizadores de Espanha, sendo que a reativação encontra-se prevista já para o início do próximo ano.

 

De relembrar que, em 2014, a lei que forçou a Google a desativar o seu serviço de notícias no pais dava conta que todos os centros de notícias deveriam pagar uma determinada taxa aos meios de imprensa espanhóis, de forma a poderem partilhar links e resumos das notícias nos seus portais. Obviamente, esta lei focava-se diretamente em plataformas como o Google Notícias, tanto que a empresa viu-se obrigada a fechar a plataforma no pais.

 

No entanto, em 2019, a União europeia aprovou uma nova legislação sobre Direitos de autor, que agora permite aos meios de notícias requererem as suas próprias taxas para terem os conteúdos colocados neste género de plataformas. A diferença face ao que aconteceu em 2014 encontra-se no facto que a Google pode negociar individualmente com os meios de imprensa que assim o pretendam, invés de pagar uma taxa fixa para todos.

 

Esta mudança foi basicamente o que permitiu a integração novamente das notícias da Google em Espanha, sendo que a empresa pode agora negociar com os meios de imprensa de forma individual.

 

No final, isto serão boas notícias para os utilizadores em Espanha, que a partir do próximo ano poderão ter um meio de aceder facilmente a todas as notícias dos seus conteúdos online.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech