1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Denuvo

 

Durante este fim de semana, milhares de utilizadores começaram subitamente a ficar impossibilitados de aceder a vários jogos... e tudo por culpa de um domínio expirado.

 

A Denuvo é um popular software de DRM usado em vários títulos no mercado, como proteção contra cópia e pirataria. Para este sistema funcionar, no entanto, é necessário existir uma ligação ativa à Internet, tendo em conta que o DRM necessita de comunicar com os servidores associados ao sistema de proteção.

 

De acordo com o portal TorrentFreak, um caso bastante insólito aconteceu durante este fim de semana, onde quem tinha cópias ilegais de alguns jogos estariam em melhor posição do que quem tenha adquirido os títulos originais. Isto porque jogos que estariam protegidos com o sistema da Denuvo deixaram subitamente de conseguir arrancar.

 

Os problemas começaram a ocorrer nos jogadores de “Guardians of the Galaxy” da Marvel, onde o jogo disponível pela Steam começou a apresentar falhas a arrancar. Apesar de este ter sido o primeiro título onde os problemas surgiram, rapidamente outros jogos começaram também a verificar falhas inesperadas - entre os quais Planet Zoo, Shadow of War, Football Manager, Dead Rising, Tomb Raider, entre outros.

 

O único ponto comum a todos estes títulos encontravam-se apenas num: todos os jogos usam o sistema de proteção contra pirataria da Denuvo.

 

Foi então que o utilizador do Twitter “Alex Buckland” confirmou que a falha se devia a um domínio, que era usado pelo sistema da Denuvo para comunicar com os servidores da empresa, estaria expirado.

Uma vez expirado, o domínio ficaria inacessível, impedindo também o sistema de proteção de comunicar com os servidores de validação, e consequentemente, impedindo os jogos de arrancar.

 

domínio expirado da denuvo

 

Alguns utilizadores reportaram que alterar o ficheiro de HOSTS do sistema operativo, apontando o domínio para o último IP conhecido do mesmo, resolvia o erro, mas não é de todo uma solução prática de aplicar.

 

O domino em questão foi, entretanto, renovado por mais um ano, sendo que a Denuvo ainda não deixou qualquer comunicado sobre esta falha.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech