O Japão encontra-se a preparar para dar um novo salto na aceitação de criptomoedas em larga escala, com a possibilidade de vir a abrir um novo banco focado na mesma.
De acordo com a Reuters, um consórcio de quase 70 empresas japonesas encontram-se a avaliar os planos para desenvolver um banco que teria como base as tecnologias de criptomoedas. Este banco poderia vir a tornar-se realidade já em meados de 2022.
O mais tentador deste projeto, apelidado de “DCJPY”, será que pelo menos três das maiores entidades bancárias no Japão apoiam o mesmo. Mitsubishi UFJ Financial Group, Mizuho Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group confirmaram estar em conversações desde o ano passado para desenvolver este projeto, com uma infraestrutura focada inteiramente para os pagamentos digitais.
Caso os planos corram como esperado, é possível que os primeiros testes desta nova infraestrutura venham a ser realizados já nos próximos meses. De notar também que este projeto é separado dos planos do Banco do Japão de desenvolver um “yen digital”, algo que o mesmo tem vindo a tentar realizar nos últimos meses.
O governo do Japão tem vindo a tentar incentivar o uso de meios digitais para pagamentos. Os últimos dados apontam que 80% de todos os pagamentos feitos no pais ainda usam notas ou moedas para tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!