1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Discos DVD bloqueados

 

Se está a pensar adquirir um novo computador e ainda usa discos físicos de DVD ou Blu-Ray, talvez seja melhor ter em conta recentes alterações que a Intel se encontra a preparar para a sua linha de processadores.

 

De acordo com um relatório e planos da Intel, revelados este mês, sobre as mudanças previstas pela empresa para os seus processadores Intel Core, algumas das ideias podem vir a ter impacto para quem ainda reproduza meios físicos de DVDs ou Blu-ray nos seus sistemas.

 

Isto porque a Intel revelou que irá começar a descontinuar o suporte ao Software Guard Extensions (SGX), um componente do processador que será necessário para reproduzir conteúdos protegidos em 4K UHD.

 

Conteúdos de DRM como os que se encontram em discos Blu-Ray ou DVDs necessitam do suporte ao SGX nos processadores para descodificarem os conteúdos corretamente. Sem estes, os mesmos simplesmente não funcionam. Esta descontinuação encontra-se prevista pela Intel para a 11 e 12ª geração de processadores Intel Core da empresa, portanto irá afetar que esteja a pensar comprar os recentes processadores da marca.

 

O SGX foi apresentado pela Intel com a linha de processadores Skylake, e permite criar um ambiente seguro para a descodificação de conteúdos como licenças e códigos dentro do processador. Basicamente, será uma área segura diretamente no hardware para tratar das questões relacionadas com criptografia.

 

De notar que, apesar de o SGX ser descontinuado, isto não afeta diretamente a reprodução de conteúdos 4K nos sistemas. Por exemplo, conteúdos que não tenham DRM ainda podem continuar a ser reproduzidos na normalidade sem serem afetados pela falta de suporte do SGX. Os conteúdos antigos também podem ser restaurados no futuro se a Blu-ray Disc Association alguma vez decidir remover o DRM dos produtos que o tenham em primeiro lugar.

 

Seja como for, se está a pensar comprar um novo sistema e ainda usa algum destes componentes, talvez seja melhor ter isso em conta na altura de finalizar o negócio.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech