A Mozilla, responsáveis pelo navegador Firefox, e a Meta (antiga Facebook) já trabalharam no passado em conjunto sobre vários projetos diferenciados. Mas parece que os dois nomes vão agora juntar-se novamente para tentar resolver um problema associado com a privacidade online.
De acordo com o comunicado da Mozilla, a entidade tem vindo a trabalhar em conjunto com a Meta para desenvolver uma nova proposta, focada em fornecer um sistema de medição de conversões na Internet, para efeitos de publicidade, que será mais privado para os utilizadores finais. Este sistema encontra-se conhecido como “Interoperable Private Attribution”, ou simplesmente IPA.
Este sistema foca-se em permitir que os anunciantes possam medir os resultados de uma campanha de publicidade na Internet, ao mesmo tempo que mantêm a privacidade dos utilizadores.
O sistema pretende evitar que seja criado uma notificação por parte do navegador, que é depois enviada para o anunciante a indicar detalhes sobre a conversão de uma publicidade, e invés disso focar-se numa chave única e anónima que não sai do navegador. Desta forma, os anunciantes ainda podem medir os resultados das suas campanhas, mas sem a capacidade de identificarem diretamente os utilizadores – como acontece com os sistemas atuais.
Mesmo que a proposta possa parecer uma boa ideia na teoria, nem todos parecem convencidos com a forma como está a ser desenvolvida. Sobretudo tendo em conta que a parceria foi realizada entre a Mozilla, uma entidade que se foca sobretudo na privacidade dos utilizadores online, e a Meta, que é bem conhecida pelas suas falhas de privacidade.
A comunidade de utilizadores parece estar bastante dividida sobre se esta união entre as duas partes poderá ter efeitos positivos para o mercado online. Curiosamente, a Mozilla também não parece estar muito interessada em divulgar a notícia, tendo em conta que o artigo do seu blog não foi sequer divulgado nas redes sociais da entidade – algo que é raro de acontecer.
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