1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Pixeis sobre texto

 

Usa efeitos de píxeis para ocultar informação sensível de olhares indiscretos? Pode não estar a realmente ocultar o mesmo... pelo menos tendo em conta uma recente técnica descoberta por um conjunto de investigadores.

 

Dan Petro, investigador da empresa de segurança Bishop Fox, revelou esta semana como é possível, através de uma ferramenta publicamente disponível no Github, revelar dados e texto de uma imagem que tenha sido previamente censurada através de pixelização.

 

Esta é uma técnica bastante usada para ocultar alguns dados de texto, mas Petro demonstrou como é possível “reverter” os dados, sendo possível obter o texto por detrás dos píxeis. O investigador afirma que terá ganho motivação depois de um desafio da empresa Jumpsec Labs, que o ano passado deu uma imagem para a comunidade tentar decifrar.

 

Petro afirma que terá usado a sua ferramenta para analisar o texto, e contactando a firma original, estes confirmaram que era efetivamente o conteúdo da mensagem – para manter o mistério, o conteúdo da imagem não foi publicamente revelado, mas outros investigadores são desafiados para tentarem decifrar por si mesmos.

 

ferramenta pixeis texto

 

É importante notar que este género de sistemas não é inteiramente novo. Existem várias ferramentas atualmente que são usadas para otimizar imagens em baixa resolução, fornecendo mais qualidade aos conteúdos finais.

O Google Brain é um desses exemplos, capaz de fornecer mais qualidade a imagens que, de outra forma, estaria sobre baixa resolução.

 

O investigador decidiu lançar a ferramenta que usou para decifrar os textos diretamente para o público, sendo que os interessados podem ver a mesma aqui.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech