1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet cortada sobre o mundo

 

As infraestruturas da Ucrânia continuam a ser fustigadas sobre a recente onda de ataques, que têm vindo a ser realizadas não apenas na superfície, mas também sobre a vertente digital – e em igual força.

 

Ao longo dos últimos dias as infraestruturas de redes na Ucrânia têm vindo a verificar quebras constantes e ataques massivos, que têm igualmente provocado vários problemas nas entidades locais. O objetivo destes ataques será prejudicar a capacidade dos cidadãos e entidades ucranianas partilharem informação sobre o que se encontra a ocorrer no pais.

 

A infraestrutura digital da Ucrânia é bastante complexa, o que também tem vindo a permitir que a maioria das ligações ainda seja possível de ser feita sem problemas. Apesar de serem verificadas algumas falhas casuais de ligações, a maioria é rapidamente restabelecida. No entanto, os ataques constantes começam a demonstrar um impacto gradual significativo – isto tanto devido aos ataques virtuais como físicos.

 

Doug Madory, analista da empresa Kentik, tem vindo a relatar os problemas de internet na Ucrânia de forma consistente, e nesta informação é possível verificar-se que existem cada vez mais falhas sobre as ligações locais no pais. Ainda durante o dia 10 de Março, foram sentidas por alguns minutos falhas em duas das maiores operadoras do pais: a Ukrtelecom e Triolan.

 

falhas registadas da internet na ucrânia

 

Estas falhas terão afetado praticamente todo o pais, deixando o mesmo “inacessível” durante alguns minutos. No caso da Ukrtelecom esta teve inacessibilidades durante mais de 40 minutos, e no caso da Triolan este período atingiu mesmo quase 24 horas.

A Triolan trata-se de um coletivo independente de operadores de redes no pais, que é também um dos principais fornecedores de interno local para várias entidades, e encontra-se entre o top 5 dos maiores gestores de tráfego de internet a nível mundial.

 

falhas registadas na internet local

 

Durante a manhã (hora local) do dia 10 de Março as ligações da Triolan caíram para menos de 30%. Nas horas seguintes estas ligações começaram a ser restabelecidas, mas ainda se encontram abaixo dos valores normais (e a menos de 50%).

 

Segundo algumas fontes, as falhas de ligações devem-se sobretudo a ciberataques que têm vindo a ser realizados, e que deixaram inacessíveis vários equipamentos de rede no pais – sem a capacidade de restaurar a normalidade dos mesmos de forma remota, e obrigando a que seja necessária uma intervenção no local, nem sempre fácil de se realizar.

 

No caso da Ukrtelecom, a falha foi consideravelmente mais pequena, mas ainda assim sentida, de acordo com Madory. A causa concreta para a falha não foi, no entanto, revelada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech