Recentemente foi descoberto que a Microsoft encontra-se a testar uma nova forma de apresentar publicidade no Windows 11, diretamente pelo Explorador de Ficheiros do sistema. As críticas a esta medida começaram também rapidamente a propagar-se por diferentes meios.
Após ter sido descoberto, vários utilizadores confirmaram ter começado também a receber a publicidade. No entanto, parece que esta teria sido disponibilizada como teste pela Microsoft por lapso – e não era algo que deveria ter surgido de todo para o público em geral.
Brandon LeBlanc, gestor sénior da equipa do Windows, revelou em entrevista ao portal The Verge que os testes de publicidade no Explorador de Ficheiros do Windows 11 não deviam ter sido enviados para o público em geral, sendo que faziam parte de uma experiência interna da empresa.
Ou seja, a sua disponibilização para o público pode ter sido um lapso, mas isso não exclui a possibilidade de a empresa vir a integrar os mesmos no futuro sobre o Explorador de Ficheiros. Como se verifica pelos utilizadores que receberam a funcionalidade, a publicidade surge corretamente e como seria de esperar, o que pelo menos deixa a ideia que a Microsoft está a testar essa possibilidade – se vai ou não chegar para todos será outra questão.
De notar que esta não é a primeira vez que a Microsoft testa publicidade sobre o Explorador de Ficheiros do Windows. Em 2017 a empresa fez algo similar com o Windows 10, para testar a publicidade aos serviços da OneDrive. Mesmo que esta publicidade possa ser rapidamente removida, serão passos extra que necessitam de ser feitos para um sistema que era, até agora, livre da mesma.
Existem ainda as criticas associadas com a recolha de dados que esta publicidade pode realizar, bem como a forma como esta é apresentada – se é personalizada para cada utilizador ou não.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!