Os utilizadores do Microsoft Edge irão ter brevemente acesso a novas funcionalidades de acessibilidade, que vão ser uteis sobretudo para quem tenha dificuldades visuais. Através do uso de Inteligência Artificial, o Edge é agora capaz de automaticamente gerar legendas para as imagens apresentadas no ecrã.
Este sistema usa a IA da Microsoft para descrever o que se encontra a ser apresentado nas imagens em sites pela web, enviando os mesmos para dispositivos de assistência como leitores de ecrã.
Para este fim a plataforma usa o Microsoft uses Azure Cognitive Services para analisar os conteúdos das imagens, descrevendo o melhor possível o que se encontra nas mesmas e que não se encontre no “texto alt”. Este sistema envia a imagem para os servidores da empresa para processamento.
Este sistema funciona nos formatos JPEG, PNG, GIF, WEBP, entre outros, além de se encontrar disponível em mais de 120 idiomas diferentes.
O sistema ainda se encontra longe de ser perfeito, mas certamente que será uma preciosa ajuda para quem necessite deste género de funcionalidades para manter a sua navegação no dia a dia. Alem disso, a empresa aconselha ainda os utilizadores a ajustarem os seus websites, e sobretudo as imagens, para terem descrições detalhadas sobre o conteúdo.
De notar que este sistema não irá funcionar para imagens com tamanhos inferiores a 50 pixeis ou para conteúdos de adulto, bem como para imagens de tamanho abundantemente elevadas.
Os utilizadores podem ativar a funcionalidade sobre as opções de acessibilidade do Edge, disponível para o navegador no Windows, Linux e macOS.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!