1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Teclado com password

 

O Windows 11 tem vindo a melhorar em vários aspetos, não apenas a nível de funcionalidades, mas também de segurança para os utilizadores. E recentemente começou um teste a algo que pode melhorar consideravelmente a segurança dos utilizadores no uso das suas senhas.

 

Infelizmente, ainda existe um certo hábito de alguns utilizadores em usarem senhas, mas guardarem as mesmas em documentos nos seus sistemas – como ficheiros do Excel ou bloco de notas. No entanto, as futuras versões do Windows podem vir a prevenir isso.

 

A Microsoft encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Microsoft Defender SmartScreen, onde os utilizadores serão alertados ao guardar as suas senhas em ficheiros simples no sistema ou a introduzirem as mesmas em apps inseguras.

 

A funcionalidade pretende ser uma forma de prevenir ataques de phishing ou roubo de credenciais. Quando o Windows identifica que o utilizador introduziu uma senha sobre uma aplicação potencialmente insegura, ou em algo como o Bloco de Notas, o sistema alerta para tal ação e recomenda que a mesma não seja feita.

 

exemplo de alerta do windows sobre senha insegura

 

Ainda se desconhece como este sistema iria realmente funcionar, mas é possível que tenha por base as senhas guardadas nas contas dos utilizadores sobre o Edge, ou até identifique quando uma senha está a ser usada por base nos conteúdos escritos.

 

O foco da funcionalidade parece ser para empresas, sendo que estas terão o controlo de permitir ou não que os funcionários guardem senhas neste formato. No entanto, não seria de estranhar ver a empresa a implementar o mesmo também para utilizadores domésticos do Windows.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech