1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows logo sobre fundo escuro

 

O sistema de partilha de ficheiros SMBv1 tem mais de 30 anos de existência, e atualmente encontra-se consideravelmente desatualizado, sendo sobretudo usado para ataques. Como tal, não será inesperado de ver que a Microsoft vai começar a aplicar medidas para bloquear este protocolo por padrão em futuras versões do Windows.

 

Segundo a empresa, o Windows 11 Home irá agora contar com o SMBv1 desativado por padrão, seguindo os planos que a empresa começou a aplicar ainda em 2017, depois de desativar o protocolo para as versões Enterprise do Windows 10 e do Windows Server 2016.

Por padrão, o SMBv1 também não é instalado no Windows 10 v1709 ou mais recente, embora os utilizadores ainda o possam ativar manualmente caso realmente necessitem. O mesmo ainda se encontrava disponível no Windows 11 para a edição Home, mas isso vai agora começar a deixar de ser a norma.

 

Quem se encontre no Windows 11 Home dentro do programa Insider vai começar a ter o SMBv1 desativado por padrão nas suas instalações. Esta mudança vai aplicar-se no futuro em todas as versões do Windows 11 Home, incluindo as que estejam sobre o canal estável.

 

Além de desativar a funcionalidade, a Microsoft também irá remover os ficheiros necessários para o SMB1 do sistema, evitando assim que os utilizadores possam indevidamente ativar o mesmo ou que estes possam ser usados para outros géneros de ataques locais.

 

É importante relembrar que a Microsoft tinha vindo a notificar os administradores de sistemas para desativarem o uso do SMB1 desde meados de 2016, dando assim mais que tempo para que a maioria se tenha preparado para esta eventual alteração.

De notar que, quem realmente necessite do SMB1, ainda o pode ativar manualmente. No entanto, por padrão o Windows vai começar a usar a norma mais segura do SMB3.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech