1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Saude mental

 

A pandemia veio trazer um conjunto adicional de problemas, muitos dos quais associados com o foro psicológico e a saúde mental. Isso leva a que muita gente tente procurar ajuda que vai para além do formato médico – e o mundo das apps é muitas vezes uma escolha.

 

Nas principais lojas de aplicações na internet é possível encontrar várias apps e serviços que prometem ajudar na melhoria de problemas de saúde mental, nos mais variados formatos. Mas ao mesmo tempo, estas apps podem estar a causar mais problemas do que a resolver os mesmos.

 

De acordo com o portal Axios, vários especialistas apontam que este género de aplicações podem estar a causar ainda mais problemas do que realmente a ajudar os utilizadores no final, ou então fornecem recomendações médicas que podem não ser as mais adequadas para cada caso.

 

Problemas de saúde mental necessitam de ser avaliados por médicos competentes, e exige uma avaliação extensa dos problemas para ser possível fornecer o tratamento adequado. A maioria das apps que existem para aconselhamento de problemas de saúde mental não conseguem diferenciar alguns dos pontos principais da saúde dos utilizadores – algo que apenas um profissional treinado pode realizar.

 

Os especialistas apontam que existem dois géneros de apps atualmente no mercado: aquelas que realmente levam os utilizadores para meios médios credíveis, e as que fornecem ferramentas extra de ajuda sem conteúdo médico, como chatbots, medidores de estado do stress ou apps de exercício de respiração.

 

Apesar de estas apps na segunda categoria poderem ajudar até certo ponto, não substituem um médico credenciado para avaliar os sintomas. Existe ainda a controvérsia relativa à possível privacidade dos dados que são colocados neste género de apps. A maioria não fornece informações claras sobre as informações que são recolhidas e quais os reais propósitos das mesmas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech