1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

startpage

 

A Startpage Search alterou recentemente de dono, e esta mudança tem vindo a ser vista com alguma controvérsia pelos utilizadores da plataforma. O Startpage Search diz ser um sistema de pesquisa alternativo ao Google, que pretende apresentar resultados não filtrados ou modificados para os utilizadores, além de garantir mais privacidade aos mesmos.

 

De acordo com um comunicado no blog da empresa, a 28 de Setembro de 2019 o portal recebeu um investimento da empresa “Privacy One Group Ltd”, que fica agora como gestora do mesmo e dona do serviço, mantendo o mesmo em funcionamento e com a mesma filosofia de antigamente.

 

No entanto, a medida tem vindo a ser vista com algum desagrado por parte dos utilizadores, em parte porque o nome “Privacy One Group Ltd” não parece encontrar-se associado a nenhuma entidade publica que seja conhecida. Uma rápida pesquisa no Google pelo nome da empresa não retorna nenhum género de comentário ou informação, o que levanta ainda mais suspeitas.

 

Depois das criticas, a Startpage afirmou que a empresa “Privacy One Group Ltd” faz parte da empresa-mãe “System1”, a qual já apresenta mais resultados nas pesquisas, mas ainda assim bastante vagos e que, a piorar a situação, também não parecem ser a favor da privacidade dos utilizadores.

 

A System1 trata-se de uma empresa sediada em Londres, no Reino Unido, e que segundo a sua descrição é referida como sendo uma empresa de publicidade e marketing online. Ou seja, a System1 criou uma empresa afiliada, a Privacy One Group, que pretende forcar-se no desenvolvimento de uma plataforma de pesquisa que é maioritariamente utilizada por garantir mais privacidade aos utilizadores.

 

Como seria de esperar, depois destas associações terem sido feitas, os consumidores e utilizadores do mecanismo de pesquisa não ficaram satisfeitos. Tratando-se de uma empresa de publicidade por detrás da principal entidade, existe uma forte possibilidade de os dados de analise da plataforma de pesquisa serem utilizados pela mesma para os mais variados fins. Até ao momento nenhuma das entidades respondeu diretamente às críticas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech