1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Onda no oceano

 

Existe uma extensa rede de cabos subaquáticos, que são usados para os mais variados fins, mas sobretudo para distribuir e interligar os diferentes continentes. No entanto, existe agora uma nova possível utilização para estes cabos que vai além de simplesmente interligar na Internet os vários países e enviar informação.

 

O fundo do oceano ainda é uma área bastante inexplorada, em parte porque existe também uma grande parte do mesmo que ainda não é do conhecimento humano. No entanto, um recente estudo aponta a possibilidade de se vir a dar uso mais extenso para os cabos subaquáticos.

 

A equipa responsável por este estudo encontra-se a analisar a possibilidade dos cabos de telecomunicação existentes no fundo do mar poderem ser usados como “sensores”, capazes de identificar bastante informação sobre o oceano – incluindo a possibilidade de identificar terramotos antes destes atingirem a terra.

 

Os investigadores acreditam que este sistema, se aplicado, pode mudar drasticamente a forma como se analisa e deteta muitos eventos do fundo dos oceanos. O mais interessante destas tecnologias será que a monitorização pode ser realizada sem praticamente qualquer alteração na infraestrutura de cabos existentes.

 

Ou seja, toda a rede de cabos que existe atualmente no fundo do oceano poderia ser usada para este sistema, sem alterações no resto do funcionamento da mesma ou até da própria infraestrutura necessária para tal.

 

Cada cabo subaquático possui um conjunto de sensores ou repetidores de sinal a cerca de cada 90 KM. Estes podem ser usados para mais do que apenas replicar o sinal, mas sim também recolher dados valiosos para cientistas.

 

Se aplicado globalmente, este sistema pode ser usado para uma rede em tempo real que poderia ser usada para estudar, identificar e alertar dos mais variados géneros de atividades. A equipa encontra-se confiante que este sistema pode vir a modificar a forma como se estuda este género de atividades no futuro.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech