1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cabo da internet debaixo de água

 

Um cabo subaquático importante para as ligações transatlânticas foi durante o final do dia de ontem cortado no Sul de França, causando graves problemas de ligação para toda a Europa, Ásia e EUA.

 

O caso foi inicialmente reportado pela empresa Zscaler, que reportou ter identificado a falha num dos principais cabos de ligação no sul de França, que poderia afetar entidades que estariam a realizar o routing de ligações pelo mesmo.

 

Foi confirmado que o corte terá afetado pelo menos três pontos de routing: Marseille-Lyon, Marseille-Milano, e Marseille-Barcelona. Apesar de os engenheiros terem rapidamente chegado ao local, foi ainda necessário aguardar a chegada das autoridades para potenciais investigações a sabotagem.

 

corte de cabos indicação

 

Praticamente ao mesmo tempo, também outro cabo subaquático foi cortado no Reino Unido, colocando as ilhas da Escócia sem ligação à Internet durante horas. A ilha de Shetland também terá sido uma das afetadas, onde segundo a BBC, nem mesmo as ligações de telefone ou para serviços de emergência estariam a funcionar.

 

As autoridades locais tiveram mesmo de realizar um alerta a informar a população para evitar as chamadas desnecessárias, tendo em conta a largura de banda para tal ser consideravelmente reduzida.

 

Apesar de ser possível a explicação que os cortes tenham ocorrido derivado de danos causados por navios de pesca, ao mesmo tempo existem várias fontes que apontam para o facto de se poder tratar de um caso de sabotagem, onde as ligações foram propositadamente cortadas por entidades ainda desconhecidas.

 

Tendo em conta as tensões que se vivem em diferentes mercados e países, esta possibilidade não se encontra fora da mesa, ainda mais tendo em conta que os cortes ocorreram praticamente ao mesmo tempo. No entanto, as investigações ainda se encontram a decorrer, e para já não existe nenhuma confirmação de ataques aos cabos por entidades externas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech