1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Murena One

 

Hoje em dia a privacidade é um tema bastante importante para muitos, e até mesmo grandes empresas que na opinião publica são as principais causadoras dos receios sobre a privacidade estão a adotar medidas para dar mais controlo aos utilizadores.

 

Uma empresa que está faz alguns anos no mercado é a “Murena”, que até agora oferecia versões adaptadas do Android para diferentes dispositivos, com o objetivo de serem o mais possível privadas para os utilizadores e livres de tracking e serviços da Google integrados.

No entanto, chega agora a vez da empresa dar o próximo passo para lançar o seu próprio smartphone focado na privacidade.

 

A Murena confirmou a chegada do novo Murena One, um smartphone que não espera competir com nomes mais pesados como o Google Pixel ou os Samsung S22. Invés disso, o Murena One é focado apenas numa coisa: privacidade.

Todo o equipamento foi criado com a privacidade dos utilizadores em mente, desde o hardware ao software, que é inteiramente livre de tracking que normalmente se encontra associado aos dispositivos Android.

 

Com um preço final de 379 dólares, pode não ser a melhor escolha para muitos, mas certamente que será uma opção a considerar para quem pretenda um dispositivo secundário livre de tracking da Google e das fabricantes.

Segundo o portal The Verge, o Murena One conta com um ecrã de 6.5 polegadas LCD, a 1080p, juntando ainda 4GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. A nível das câmaras, na traseira encontra-se um sensor de 48 MP, acompanhado ainda por um sensor frontal de 25 MP.

 

O grande destaque do Murena One encontra-se a nível do software, já que usa uma versão adaptada do Android conhecida como /e/OS. Este sistema foi criado para ser inteiramente livre dos serviços e tracking da Google, sendo focado na privacidade e segurança dos utilizadores.

As funcionalidades do sistema focam-se inteiramente em permitir aos utilizadores terem o controlo sobre como os seus dados são acedidos ou geridos. No entanto, na base, é uma versão modificada do Android, portanto suporta praticamente qualquer aplicação feita para este sistema.

 

Existe, no entanto, um ponto negativo: a mais recente versão do /e/OS ainda é baseada no Android 10, portanto os utilizadores terão acesso a um sistema consideravelmente mais antigo face às versões recentes do sistema. No entanto, é um pequeno preço a pagar pela privacidade extra que se possui.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech