1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

DOOM

 

Ao longo dos anos já vimos o DOOM a ser instalado em praticamente tudo o que tenha um ecrã, no entanto ainda existe formas inovadores de poder correr o jogo. E uma delas vai ser agora a partir da BIOS.

 

A culpa para isso será do projeto Coreboot, que nasceu como uma plataforma focada em criar uma versão alternativa da BIOS para várias motherboards no mercado, adotando uma solução diferente para gerir o firmware das placas.

No entanto, a mais recente versão da Coreboot 4.17 conta agora com a capacidade de correr a partir da BIOS… o DOOM.

 

A versão do CoreDOOM foi desenhada como uma experiência, permitindo aos utilizadores em placas suportadas de instalarem o jogo nos seus sistemas, correndo o mesmo a partir da ROM da motherboard.

 

Obviamente, existem algumas limitações a ter em conta, como é o facto de que o jogo não possui som, além de que apenas funciona com portas PS/2 e nem todas as teclas serão compatíveis. Além disso, o desempenho está longe de ser perfeito, e existem problemas de compatibilidade com algumas gráficas.

 

O CoreDOOM será mais uma prova de conceito, demonstrando que é possível para todos os efeitos correr o DOOM a partir da BIOS. Mas não será certamente uma tarefa para o dia a dia dos utilizadores, embora quem esteja interessado pode analisar mais informações sobre o projeto neste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech