A Meta tem vindo a investir consideravelmente o seu esforço para desenvolver uma ideia do metaverso para todos, e isso passa por desenvolver tecnologias que sejam também adaptadas para este novo ambiente virtual.
Recentemente Mark Zuckerberg revelou algumas das novidades em desenvolvimento pela Reality Labs, o departamento da Meta focado no desenvolvimento de novas tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada.
Durante um pequeno vídeo publicado no Instagram, Zuckerberg demonstrou alguns dos protótipos usados pela Reality Labs durante o desenvolvimento de algumas das suas tecnologias. Isto inclui os dispositivos conhecidos pelos seus nomes de código Butterscotch, Holocake 2, Mirror Lake, e Starburst.
Cada protótipo foi desenvolvido com foco em tecnologias diferentes, que no futuro irão ser integradas em um único equipamento final. O Starburst é um dos maiores modelos em teste, sendo que foi criado para desenvolver uma nova forma iluminar os ecrãs, com até 20.000 nits de brilho. O equipamento possui duas pegas para facilitar o uso, mas ainda assim é bastante pesado e grande.
Já o Butterscotch foi criado para desenvolver a tecnologia dos ecrãs, focada em obter a máxima qualidade possível dos mesmos. A ideia da Meta passa por desenvolver ecrãs que permitam entrar no mundo da realidade virtual com bastante qualidade, e de forma praticamente impercetível para os utilizadores finais face à realidade. Este fornece ecrãs com resoluções cerca de 2.5 vezes superiores ao que se encontra no Quest 2.
Já o Holocake 2 foca-se mais no ambiente de realidade aumentada, sendo que a empresa usa o mesmo para desenvolver novas tecnologias de lentes que permitam aos utilizadores obterem informações do ambiente que os rodeia.
Chegando ao Mirror Lake, este trata-se mais de um conceito do que propriamente um produto final que a empresa pretenda lançar. Este modelo foca-se em tentar integrar algumas das melhores tecnologias atualmente disponíveis de realidade virtual num dispositivo que se assemelha a uns óculos de sky. A empresa acredita que o Mirror Lake será um modelo focado para demonstrar todos os objetivos alcançados pela empresa no desenvolvimento das suas tecnologias.
É importante relembrar que todos os modelos revelados são considerados protótipos, e como tal não serão os modelos finais que vão estar disponíveis para os consumidores. A sua ideia passa por focar o desenvolvimento de certas tecnologias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!