O TikTok tem vindo a estar presente no dia a dia de cada vez mais utilizadores, mas isso não parte sem uma dose de críticas à plataforma, sobretudo sobre a possível recolha de dados que é realizada.
E recentemente, o Senador republicano da FCC, Brendan Carr, enviou um pedido para a Apple e a Google de forma a removerem o TikTok da sua loja de aplicações. Em causa encontra-se a recolha massiva de dados dos utilizadores norte-americanos que é realizada pelo serviço, segundo alega o mesmo.
Estas declarações surgem depois de, recentemente, o portal BuzzFeed News ter revelado um conjunto de 80 gravações que demonstram reuniões internas do TikTok, e onde é comprovado que os funcionários da empresa chinesa terão acedido a informações privadas de utilizadores nos EUA.
Pouco depois das gravações terem sido reveladas, o TikTok tinha confirmado que iria mover todos os seus conteúdos para a Oracle Cloud, de forma a manter os dados dos utilizadores dos EUA no pais. No entanto, esta medida parece não ter sido suficiente para o senador.
O mesmo alega ainda que o TikTok encontra-se a utilizar incorretamente os dados dos utilizadores, com práticas que o mesmo considera “preocupantes”, incluindo várias investigações que demonstram que a aplicação é capaz de contornar algumas das medidas de segurança do iOS e Android para recolher dados dos utilizadores.
Carr, na carta enviada à Apple e Google, deu até ao dia 8 de Julho para que as empresas apresentem informações para não removerem a aplicação das suas plataformas – sendo que, até ao momento, nenhuma das entidades deixou qualquer comentário relativamente ao caso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!