Apesar de o Windows 7 já não ter suporte oficial da Microsoft, ainda existe um vasto conjunto de utilizadores que o usam no dia a dia para as mais variadas tarefas – seja porque “se funciona não está mal” ou porque não existe possibilidade de mudar para um sistema mais recente.
Oficialmente, a Microsoft deixou de suportar o Windows 7 em Janeiro de 2020, e muito antes disso várias aplicações também começaram a deixar de suportar o sistema. Até mesmo websites podem não funcionar corretamente sobre esta versão do Windows, derivado das limitações a nível de encriptação e mudanças em tal.
O Google Chrome é, no entanto, uma das aplicações que ainda possui suporte para o sistema. A Google comprometeu-se a manter o suporte para o navegador, tendo estendido o suporte ao mesmo até 15 de Janeiro de 2023.
Inicialmente a data final de suporte estava prevista para 15 de Julho de 2021, antes de ter sido alterada novamente para 15 de Janeiro de 2022, em parte devido à pandemia. No entanto, face a ainda existir um elevado volume de utilizadores no sistema, a empresa decidiu voltar a adiar este fim de suporte para 15 de Janeiro de 2023.
Apesar de ainda faltar alguns meses, consideramos que será importante relembrar deste ponto. Se ainda se encontra sobre o Windows 7, e a usar o Chrome como navegador principal para aceder à Internet, talvez seja boa ideia começar a procurar alternativas – sendo a mais recomendada, obviamente, realizar o upgrade para um sistema mais recente, como o Windows 10 ou 11.
Com o final do suporte ao Chrome em 2023, o navegador deixa de receber atualizações de segurança, e certamente que falhas vão começar a ser exploradas para os mais variados ataques. O próprio Windows 7 já se encontra, neste ponto, sem suporte, e não deveria ser usado de todo, mas a situação irá agravar-se mais no final do suporte ao Chrome no mesmo.
O recomendado será começar a realizar o upgrade dos seus sistemas para uma versão mais recente, onde possa garantir a segurança dos seus dados e da navegação que faz no dia a dia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!