Um pequeno robot apelidado de “Cassie” acaba de bater o recorde de corrida de 100 metros, entrando assim para o Livro do Guinness.
Cassie conseguiu estabelecer a meta de 100 metros percorridos em apenas 24.73 segundos, estabelecendo assim um novo recorde mundial. Esta marca pode estar longe dos 9.58 segundos de Usain Bolt, mas para um robot é um feito certamente impressionante.
Criado pela Oregon State University (OSU), este pequeno robot foi criado exatamente para ser usado em corridas, e é o primeiro do género a ter aprendido a correr, mas certamente que não será o último criado nestes moldes.
De notar que Cassie não é o robot mais rápido que existe, já que esse cargo encontra-se para o WildCat da Boston Dynamics, mas este conta com quatro pernas para o impulsionar. Por sua vez, o Cassie conta apenas com duas, tal como um ser humano.
Além disso, o design aproxima-se mais do que se encontra no corpo humano, e como tal este está preparado para ultrapassar vários terrenos mais complicados onde outros robots do género poderiam ter dificuldades.
Segundo os criadores, a parte mais complicada não foi colocar o robot a correr, mas sim criar o sistema para que este iniciasse e parasse a corrida sem cair. Foi necessário um longo estudo e trabalho para que essa aparentemente simples tarefa fosse recriada na parte mecânica.
De notar que Cassie é “cego”, uma vez que não conta com nenhum género de sensor externo, e corre apenas com os comandos deixados por uma fonte externa. Os investigadores afirmam ter usado o mesmo para correr uma pequena maratona de 5 KM, embora a um passo mais lento, tendo demorado 53 minutos nesse trajeto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!