1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Stadia comando sobre mesa

 

O encerramento do Google Stadia veio deixar muitos utilizadores surpreendidos. Se para alguns a ideia que a plataforma cloud da Google estava já de dias contados, para outros era vista ainda como um potencial serviço a inovar para o futuro.

 

No entanto, o encerramento súbito da mesma veio apanhar de surpresa um vasto conjunto de entidades, não apenas utilizadores em geral mas até os próprios estúdios de criação de jogos que usavam a plataforma para os seus títulos.

 

Em entrevista ao portal The Verge, Rebecca Ann Heineman, CEO da Olde Skuul, afirma que foi apanhada de surpresa com a revelação da Google. Esta terá acordado de manha, para ler a mensagem no Discord privado da sua empresa a informar que a Stadia iria ser encerrada.

Este era um dos estúdios que estava a desenvolver jogos para a plataforma, e que se preparava para revelar na mesma os seus grandes títulos, trabalho que agora terá possivelmente de ser refeito para outras plataformas completamente diferentes.

 

No entanto, este é apenas um caso dos muitos que têm vindo a replicar-se pela internet. Vários estúdios têm vindo a indicar que foram apanhados de surpresa pela revelação da Google, e que trabalhos que teriam anos de duração estão agora em risco ou necessitam de passar por grandes mudanças para voltarem a ser viáveis.

 

Existem ainda entidades que apresentam o seu receio sobre o futuro, e se a Google ainda irá cumprir com os acordos que tinha estabelecido. Muitos jogos foram exclusivamente criados para o Google Stadia pelos estúdios, em acordos feitos diretamente com a Google – que muitas vezes envolviam pagamentos avultados para o desenvolvimento e apoio.

 

Muitos destes estúdios encontram-se agora na posição que, mesmo tendo os jogos praticamente concluídos, acabam por não os poder lançar devido ao encerramento da plataforma – e sem previsão do que vai acontecer aos fundos que estavam previstos de ser gerados a partir dai.

Um dos exemplos encontra-se sobre os estúdios da Pixel Games, que estavam a antecipar a chegada do seu jogo “Donut Dodo, Sir Lovelot” para o Google Stadia nas próximas semanas. De acordo com a mensagem partilhada pelos estúdios, estes terão concluído recentemente o jogo e estavam em vias de o publicar no Stadia para toda a comunidade, e menos de duas horas depois, a Google confirma o encerramento.

 

Apesar de o Stadia não ser uma das plataformas de gaming mais usadas no mercado, tinha um vasto conjunto de programadores, na sua maioria pequenos estúdios, que estariam a apostar na plataforma para o futuro. Muitos destes estúdios podem agora enfrentar graves problemas, visto deixarem de ter fundos suficientes para poderem converter os seus títulos, adaptados inicialmente para a plataforma da Google, noutros serviços.

 

A nível dos consumidores, a Google foi direta ao referir que irá realizar o reembolso de todos os pagamentos feitos de software e hardware via a Stadia. No entanto, para os programadores em “plano de fundo”, existem poucas respostas sobre o que irá acontecer no futuro.

 

Mesmo que alguns jogos consigam ganhar popularidade sobre outras plataformas, muitos destes estúdios viam no Google Stadia o seu pilar de lançamento, em parte devido à exclusividade que existia e à liberdade para criação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech