As autoridades australianas confirmaram ter detido um jovem, de 19 anos, por alegadamente ter usado os dados do ataque à operadora Optus para ameaçar as vítimas, obtendo ganhos ilícitos no processo.
Como se sabe, a operadora Optus, uma das maiores da Austrália, foi recentemente alvo de um ataque, que terá resultado no roubo de dados pessoais associados a milhares de clientes da empresa. Neste caso, as autoridades australianas afirmam ter detido o jovem, que apesar de não ser o responsável pelo ataque, terá usado os dados revelados do mesmo para outros esquemas.
Mais especificamente, o jovem terá usado os dados das vítimas para chantagear as mesmas, ameaçando com a divulgação dos dados na Internet, caso estas não pagassem o valor de 1300 dólares em dois dias. As ameaças eram feitas via SMS, para os contactos que estariam descritos na lista que foi roubada do ataque.
As autoridades confirmaram ter chegado à identidade do mesmo visto que este terá usado uma conta bancária criada sobre uma agência no próprio pais e em seu nome para receber os pagamentos das vítimas. No total, terão sido contactadas 93 pessoas sobre este esquema, mas nenhuma das afetadas realizou o pagamento.
Quanto aos atacantes originais da Optus, as autoridades ainda se encontram a realizar a investigação do incidente e a tentar chegar à origem dos mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!