A Google começou recentemente a realizar o reembolso de algumas das compras realizadas pelo Google Stadia, como parte do processo de encerramento da plataforma. No entanto, este processo encontra-se longe de estar a correr como o previsto inicialmente.
Isto porque, de acordo com vários relatos, alguns utilizadores encontram-se a verificar que os Google Play Points das suas contas estão a atingir valores negativos – o que não deveria acontecer – derivado do reembolso feito das compras do Stadia.
Segundo a informação da Google aquando o encerramento do Stadia, os utilizadores que adquiriram jogos na plataforma iriam ser reembolsados na totalidade pelas compras, sendo que esse reembolso seria realizado pelo método original da compra. Ou seja, quem tenha usado um cartão de crédito iria ter o valor restituído para esse cartão.
Uma das opções para alguns utilizadores seria a compra dos jogos da Stadia via os Play Store Points, o sistema de créditos da Play Store. Este sistema terá sido usado por alguns utilizadores para realizarem compras na Stadia, e como tal o reembolso seria feito também por este meio.
No entanto, de acordo com os relatos, alguns utilizadores encontram-se a verificar que as suas contas estão subitamente a apresentar pontos do Google Play consideravelmente elevados ou negativos em alguns casos.
Por alguma razão, o sistema da Google encontra-se a marcar alguns reembolsos incorretamente, levando aos problemas. Acredita-se que este problema possa ser mais notado por quem tenha realizado a compra de jogos no Stadia usando tanto os pontos da Play Store como o pagamento regular via outros meios.
Existem também relatos que o problema pode estar relacionado com a aplicação Google Opinion Rewards, que fornece pontos gratuitos para os utilizadores – indisponível em Portugal. Alguns utilizadores afirmam ter utilizado os pontos obtidos pela aplicação, os quais possuem a duração de um ano. No entanto, os pontos que agora estão a ser reembolsados pela Google estão a manter as datas originais de expiração – que em muitos casos foi ultrapassada, levando às situações de pontos negativos.
De acordo com o portal 9to5Google, um representante da Google já terá confirmado que alguns utilizadores podem estar a verificar estes problemas, e que a empresa se encontra a analisar a situação. No entanto, ainda não existe uma resolução prevista para o caso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!