1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Aplicação do Mastodon em smartphone

 

Desde que Elon Musk entrou na direção do Twitter, e depois de todas as mudanças na plataforma, um dos rivais que tem vindo a ganhar mais destaque foi sem dúvida o Mastodon.

 

A plataforma aberta, criada por Eugen Rochko, tem vindo a aumentar consideravelmente de popularidade, tanto que atualmente existem cada vez mais utilizadores a migrarem completamente as suas contas para a mesma, ou até a abrirem as suas próprias instâncias.

 

E recentemente, Eugen Rochko veio confirmar alguns detalhes sobre o que tem acontecido nos últimos meses. De acordo com o mesmo, citado pelo portal Financial Times, o mesmo terá recebido mais de cinco ofertas de investimento no Mastodon, de grandes empresas.

Estes investimentos seriam focados em suportar o projeto e o seu crescimento nos últimos meses. No entanto, Eugen Rochko afirma que o estatuto de entidade "sem fins comerciais" do Mastodon continua a prevalecer, sendo que o mesmo não irá alterar esse estatuto para prejudicar toda a comunidade e servidores criadores sobre a ideia.

 

Rochko afirma que o Mastodon não se vai tornar naquilo que os utilizadores não gostam do Twitter. O facto que a plataforma pode ser vendida a um total desconhecido, fechada, alterada em aviso ou completamente reformulada é algo que não vai dentro dos ideais de Rochko.

 

A ideia de Rochko será manter a plataforma como uma ideia aberta e descentralizada, onde os utilizadores tenham controlo das suas criações, instâncias e dados, sem terem de passar por algo como o que aconteceu no Twitter.

 

De relembrar que o Mastodon tem vindo a registar um forte crescimento de popularidade nos últimos tempos, tendo passado de 300,000 utilizadores para mais de 2.5 milhões em apenas dois meses. Ao mesmo tempo, também os números de novas instâncias têm vindo a aumentar consideravelmente, de forma a albergar novos utilizadores que procuram alternativas ao Twitter.

 

Por agora, o Mastodon vai continuar a manter-se como uma plataforma sem fins lucrativos, onde todas as receitas da mesma partem de doações feitas pela comunidade – seja a nível monetário seja em nível de desenvolvimento do software.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech