1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft e Inteligência Artificial

 

Não é segredo que a Microsoft tem vindo a tentar integrar mais a IA sobre os seus vários serviços e produtos no mercado. E parece que agora, o foco para tal vai ser dado na sua suíte de produtividade pessoal.

 

De acordo com o portal The Information, novos rumores apontam que a Microsoft encontra-se a analisar a possibilidade de integrar algumas das funcionalidades da tecnologia da OpenAI dentro dos programas do Word, Outlook e PowerPoint.

Algumas destas funcionalidades podem até já ter sido integradas em certas funcionalidades do serviço. Um dos exemplos encontra-se sobre a funcionalidade de autocorreção do Word, que segundo as fontes, tem vindo a receber consideráveis melhorias com a ajuda de IA e de modelos GPT da OpenAI.

 

A ideia da empresa passa, no entanto, por integrar esses modelos GPT em ainda mais programas daqui em diante – e até mesmo no Windows.

Entre as melhorias que esta integração iria trazer encontra-se numa mais rápida pesquisa de conteúdos dentro do Outlook, ou até de ajuda na escrita de mensagens de email repetitivas. No caso do Word, a IA pode ajudar a recomendar alterações que poderiam ser feitas em documentos e no texto dos mesmos, para melhorar o resultado final.

 

Estas medidas vão também dentro dos rumores recentes que surgiram sobre a possibilidade de integração do ChatGPT sobre o Bing, para melhorar os resultados de pesquisa e informações fornecidas aos utilizadores no mesmo.

 

No entanto, caso realmente a empresa venha a integrar estas tecnologias nos seus serviços, esta ainda terá bastante trabalho pela frente para que os resultados finais sejam credíveis. Isto porque tecnologias como o ChatGPT ainda tendem a criar conteúdos que, por vezes, apresentam factos incorretos ou erros graves.

 

Ao mesmo tempo, existem ainda questões a nível da privacidade, e como a recolha dos dados dos utilizadores pode ser processada para o treino destes sistemas – algo que certamente poderá preocupar alguns utilizadores dos produtos da empresa.

Algumas fontes apontam que a Microsoft já se encontra a trabalhar num novo modelo baseado no GPT-4 (ainda não lançado), que terá como foco o tratamento de dados pessoais e a privacidade dos utilizadores na utilização dos modelos – mas ainda existe muito trabalho pela frente a ser feito.

 

De notar que a Microsoft tem vindo a realizar um forte investimento em tecnologias de IA nos últimos anos, tanto que já investiu mais de mil milhões de dólares na OpenAI desde 2019 – e encontra-se atualmente como uma das principais parceiras da entidade. Como tal, não é de estranhar que algumas das tecnologias da OpenAI venham a chegar em breve aos produtos da Microsoft.

 

Também de forma recente, Panos Panay, chefe da divisão do Windows e de hardware da empresa, confirmou que a IA irá reinventar tudo o que os utilizadores realizam no Windows.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech