1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ataque de ransomware

 

Cada vez mais empresas têm sido alvo de ataques informáticos nos últimos tempos, e em Portugal o número de entidades afetadas tem vindo também a aumentar. O mais recente nome a juntar-se na lista terá sido a empresa Inforlandia, que recentemente foi alvo de um ataque de ransomware.

 

A Inforlandia, sediada em Portugal, é considerada uma das principais fabricantes europeias de computadores pessoais, dispositivos móveis e electrónicos, desenvolvendo os seus produtos também sobre as marcas INSYS e Matrixx.

 

O grupo de ransomware Royal revelou ter realizado o ataque à empresa Inforlandia no passado dia 26 de Dezembro de 2022. O grupo público esta confirmação sobre o seu site na rede tor.

Este grupo é conhecido por usar ataques de ransomware, onde são encriptados e roubados dados dos sistemas das entidades, e posteriormente pedido um resgate para evitar a divulgação dos mesmos.

 

ataque ransomware à empresa

 

No caso da Inforlandia, o grupo não confirmou exatamente quais ou se dados internos da empresa teriam sido roubados. No entanto, a empresa terá confirmado ao TugaTech que foi, efetivamente, alvo deste ataque.

Segundo a empresa, o ataque afetou um conjunto limitado de estações de trabalho, tendo sido tomadas todas as medidas necessárias para evitar a propagação do mesmo, e incluindo a comunicação às autoridades competentes.

 

A empresa sublinha que o grupo terá tentado realizar o resgate para o pagamento pelo desbloqueio dos ficheiros bloqueados, o qual a entidade terá descartado. De sublinhar ainda que, na investigação ao ataque, a empresa indica não terem sido roubados dados internos da mesma, bem como não foi realizado qualquer acesso aos sistemas ou sites da entidade e das suas submarcas.

 

De notar que os atacantes não publicaram qualquer informação da entidade, até à data, nem indicam terem realizado o roubo de dados na sua mensagem inicial.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech