1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

hacker em frente do computador

 

Durante bastante tempo, os ficheiros do Office foram usados para propagar malware, através do uso das funcionalidades macro do mesmo. No entanto, a Microsoft tem vindo também a tornar consideravelmente mais difícil a tarefa de se executar este género de conteúdos – o que dificulta a tarefa dos atacantes em infetar sistemas.

 

Com isto, os criminosos agora voltam-se para outra aplicação da empresa, que não conta com as mesmas medidas de segurança: o OneNote. De acordo com o portal BleepingComputer, existem cada vez mais campanhas de malware a serem distribuídas via ficheiros do OneNote, que levam os utilizadores a abrirem conteúdos maliciosos nos seus sistemas.

 

exemplo de email malicioso

 

Ao contrário dos ficheiros do Office, o OneNote não suporta macros. No entanto, permite que conteúdos do mesmo tenham outros ficheiros anexados aos documentos, que será o ponto de partida para o ataque.

Os criminosos anexam o malware diretamente nestes documentos, que depois de abertos no OneNote, podem ser usados para prosseguir com o ataque. A maioria dos ficheiros são no formato VBS, executando um variado número de tarefas para descarregar malware no sistema de forma direta.

 

exemplo de documento malicioso

 

Para tentar tornar a tarefa o mais legitima possível, os atacantes colocam botões de ação sobre os documentos, incentivando a que os utilizadores executem o script. Apesar de o OneNote alertar que os utilizadores vão abrir um anexo do documento, muitos podem simplesmente ignorar a mensagem.

 

Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção aos conteúdos que descarregam da internet e dos emails que recebem.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech