1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ataque ransomware

 

O estado de Oakland, nos EUA, decretou durante o dia de hoje o estado de emergência, após ter sido confirmado um ataque de ransomware sobre as infraestruturas principais da cidade.

 

O ataque terá ocorrido no passado dia 8 de fevereiro, sendo que desde então alguns dos serviços do estado encontram-se inoperacionais. Face aos problemas causados pelo ataque, o estado decretou hoje o Estado de Emergência, dando prioridade para algumas tarefas que sejam consideradas críticas.

 

As autoridades locais afirmam que o ataque não afetou a capacidade de atuação da polícia e bombeiros, as quais se encontram a funcionar na normalidade. A linha de emergência também se encontra ativa e funcional.

 

É ainda referido que, apesar de o ataque não ter afetado serviços críticos das autoridades, muitos dos sistemas ainda se encontram inacessíveis. Isto acaba por causar impacto para vários setores, com sistemas impossíveis de processar os pedidos dos cidadãos.

De notar que ainda se desconhece o grupo que terá realizado o ataque, e as autoridades não revelam detalhes sobre a origem do mesmo nem dos sistemas comprometidos. Também se desconhece se dados podem ter sido comprometidos ou roubados com o ataque.

 

Esta não é uma situação única nos EUA, sendo que, em 2019, o governador do estado do Luisiana também decretou estado de emergência depois de uma onda de ataques de ransomware a várias instituições de educação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech