O Japão vai juntar-se na lista de países que esperam brevemente começar a adotar sistemas de pagamento em moedas virtuais. O Banco central do Japão aprovou recentemente a medida que vai permitir iniciar os testes ao "yen digital", já a partir de Abril.
Esta medida surge cerca de dois anos depois de o Banco ter realizado os primeiros avanços nesta área. Em Outubro de 2020 a entidade tinha lançado o banco central digital para começar os testes ao conceito da sua moeda digital – CBDC.
O CBDC começou a realizar alguns testes a este formato de pagamento em Abril de 2021, nomeadamente em nível de pagamentos e transferências. Um ano depois, a entidade começou a segunda fase dos testes, que se espera terminar em Março.
O próximo passo vai ser a adoção dos testes piloto ao yen digital, que vão começar em meados de Abril, e permitirão à entidade verificar a capacidade do sistema ser usado em larga escala para a realização de pagamentos e transações em geral.
Durante esta fase, no entanto, apenas serão simuladas transações dentro do sistema. Não serão realizados pagamentos reais entre consumidores e empresas, algo que se espera apenas para depois desta fase. Esta medida pode ajudar a entidade a obter mais informações sobre como melhorar o sistema e corrigir possíveis erros que possam surgir.
Até dezembro do ano passado, cerca de 114 países estaria a considerar ativamente o lançamento das suas criptomoedas digitais. Este valor representa um claro aumento nos últimos anos, tendo em comparação que a lista incluía apenas 35 países em Maio de 2020.
Além da China, Hong Kong e Tailândia, também mais de 20 países , incluindo Austrália, Índia, Japão, Coreia do Sul, Cingapura, Brasil, Malásia, África do Sul e Gana, continuarão ou iniciarão a fase piloto em 2023.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!