1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

MacBook com tampa aberta

 

Alguns utilizadores podem voltar-se para os conteúdos piratas quando procura algum software pago no mercado, e isto aplica-se também a quem tenha sistemas da Apple. No entanto, para quem esteja à procura de alternativas piratas para o Final Cut Pro da Apple, talvez seja melhor ter cuidado.

 

Recentemente foi identificada uma nova campanha, que se propaga sobre software pirata, e focado em sistemas da Apple. Os investigadores de segurança da empresa Jamf Threat Labs revelaram ter descoberto que existe malware a propagar-se sobre versões adulteradas do Final Cut Pro da Apple, e que são partilhadas em várias plataformas de conteúdo pirata na internet.

 

Estas versões surgem com malware integrado para o sistema, que pode levar a roubo de dados do mesmo. Os ficheiros estão a ser partilhados em algumas das maiores plataforma de torrents na internet, e contam com seeds falsos para elevar ainda mais a possibilidade de os utilizadores os descarregarem.

 

Em alguns dos casos, os programas contam ainda com aplicações de mineração, que usam os recursos do sistema para minerar criptomoedas em nome dos atacantes. Os utilizadores podem verificar que terão sido infetados ao analisarem que o uso de recursos do sistema encontra-se mais elevado que o habitual, a bateria está a durar consideravelmente menos ou os sistemas apresentam temperaturas de funcionamento mais elevadas.

 

Existem ainda variantes do malware que são capazes de se ocultar no sistema, fazendo-se passar como processos legítimos do macOS, e dificultando a tarefa dos utilizadores identificarem os processos em causa. Existem ainda variantes que podem identificar quando o utilizador se encontra a ver a lista de processos, terminado as atividades maliciosas.

 

Como sempre, a melhor forma de os utilizadores protegerem os seus sistemas de possíveis ataques será evitarem descarregar conteúdo de fontes desconhecidas, ainda mais de conteúdos piratas – que de tempos a tempos são usados para a distribuição de malware nos mais variados formatos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech