1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome sob fundo colorido

 

Faz alguns dias que surgiram rumores da Google encontrar-se a desenvolver uma versão do Chrome para iOS, que iria usar o motor Blink, invés de usar apenas o motor Webkit que a Apple força para o seu sistema.

 

Ao contrário do que acontece, por exemplo, no Android, os navegadores de terceiros no iOS necessitam de usar o mesmo motor de base que o Safari, que neste caso será o Webkit. Porém, os rumores indicam que a Google encontra-se a trabalhar numa versão do seu navegador que iria usar um motor diferente, antecipando a possível chegada de uma mudança nas regras que permita esse género de aplicações na App Store.

 

E na verdade, isso pode vir a acontecer. Várias autoridades encontram-se a criticar a Apple por forçar os programadores de navegadores de terceiros a usarem o seu motor dedicado do Webkit, invés de alternativas. Isso pode forçar a empresa a mudar as práticas e permitir que estes navegadores usem os seus próprios motores de base.

 

No caso do Chrome, a alternativa poderá ser o Blink. A nova aplicação ainda não pode ser lançada na App Store da Apple, mas os rumores apontam que o seu desenvolvimento encontra-se a avançar em força. Imagens recentemente reveladas do mesmo apontam que o projeto ainda está numa fase algo inicial, mas começa a ganhar força para o que poderá ser uma nova versão do Chrome a chegar em breve.

 

A aplicação ainda se encontra na fase de desenvolvimento, e de acordo com o portal 9to5Google, atualmente apenas corre sobre o simulador do Xcode. Não existe uma versão estável disponível para dispositivos da Apple, e como as regras ainda não se alteraram na App Store, a aplicação não pode ser lançada na plataforma.

 

Chrome sobre motor base diferente do webkit

 

No entanto, esta versão ainda se encontra numa fase bastante inicial, e para já a grande maioria das funcionalidades não se encontram disponíveis. Ainda assim, será certamente a prova de que uma versão alternativa estará pronta a ser lançada quando a Apple finalmente permitir aos navegadores usarem motores de base diferentes aos do Safari.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech